A revista O Metal, editada pela CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria dos Moldes, na sua edição nº 108 de janeiro de 2016 publica o terceiro de 3 artigos dedicados às especificidades das empresas familiares.
O presente artigo, suportando-se na informação de que as sociedades familiares possuem uma significativa taxa de mortalidade – somente cerca de 15% consegue sobreviver às mãos da 3ª geração familiar, e que a sua representatividade é deveras expressiva – quer a nível do emprego quer do contributo para a geração de riqueza, descreve alguns instrumentos que permitem reduzir esta significativa taxa de desaparecimento.
O Protocolo Familiar, aqui descrito, é uma das principais ferramentas que as Famílias Empresárias e as Empresas Familiares podem e devem desenvolver no sentido de assegurar a sua continuidade nas mãos das gerações vindouras.
Descarregue o anexo, leia e comente.
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.