Ser Empresa Familiar tem influencia na Imagem do Cliente Final
É muito recorrente surgirem nos meios de comunicação notícias sobre aspetos depreciativos das empresas familiares que, normalmente, estão associados a problemas de sucessão da liderança, de conflitos entre os sócios, ou de situações que estão a ter dificuldades enfrentar e ultrapassar.
O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) inquiriu os seus participantes sobre qual o impacto da imagem que tinham sobre as empresas familiares.
O resultado foi deveras abonatório:
- mais de 87% considerou ser positivo,
- contra uns residuais 1,2% de influência negativa.
Identificar-se uma ou mais famílias com um negócio eleva, de forma mais ou menos consciente, a um nível de confiança superior, pois permite identificar quem são as pessoas a quem, nem que seja numa última instância, poderei identificar e recorrer para qualquer situação particular.
Perante esta particularidade, os gestores destes negócios devem ponderar, de forma muito profissional, em que medida o assumir ser uma empresa familiar pode ser uma linha de comunicação positiva para entidade que lideram e a família que a controla.
Bem-vindo à SC Johnson, uma empresa familiar desde 1886.
Esta é a mensagem central do site da SCJohnson, empresa fundada em 1886 por Samuel C. Johnson, após ter adquirido um negócio de pavimentos em madeira, no Wisconsin (EUA).
Estavam lançadas as bases para uma empresa inovadora:
- 2 anos depois lança a sua primeira cera para os consumidores cuidarem da madeira do chão;
- em 1900 começa a oferecer aos seus trabalhadores férias pagas, estabelecendo-se desde logo como uma excelente empresa para trabalhar;
- em 1914 internacionaliza-se ao estabelecer-se na Grã-Bretanha;
- em 1917 torna-se numas das primeiras empresas a implementar uma política de distribuição de resultados aos empregados.
Herbert, filho de Samuel, em 1927 já salientava que “O goodwil das pessoas é a única coisa duradoura em qualquer negócio.”
A força e contínua atualidade das suas principais linhas condutoras – que a família tem conseguido manter ao longo dos seus 131 anos -, permitem-lhe ser uma das poucas empresas que, declarada e proativamente comunica, em todos os seus produtos, ser uma empresa familiar. O seu logotipo passou a incluir mesmo a frase “A Family Company”.
Temas para Reflexão:
- Os nossos sabem que somos uma empresa familiar?
- Assumirmos ser uma empresa familiar será positivo para o nosso negócio?
- Como podemos potenciar esta nossa distintiva caraterística?
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.