As Empresas Familiares possuem uma enorme visão e capacidade de transmissão intergeracional de valores e conhecimento.

A criação, lançamento e sobrevivência de uma empresa são etapas ou desejos ligados de uma clara visão dos seus líderes. Com o decorrer do tempo e a evolução do mercado, focado no cliente e na sua satisfação pelos diferentes concorrentes, podem ocorrer alguns ajustes.

Os valores e a visão são pedras estruturais que se mantêm muito sólidas, ou com ligeiras adequações, podendo o restante assistir a alterações bem mais significativas.

Nas empresas familiares, a família empresária pode desempenhar um relevante papel nas dinâmicas da empresa ao longo dos tempos:

  • Fortalecendo os valores que suportam os da empresa;
  • Assumindo a vivência dos valores, a formação e a transmissão de conhecimento às novas gerações;
  • Efetuando a passagem do testemunho e a coexistência geracional;
  • Assegurando que a coesão da família é um pilar de suporte à continuidade do negócio.

O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, considerou o testemunho de muitos elementos de famílias empresárias, de onde se destaca o seguinte:

“Eu acho que é importante o nosso contributo porque nós tivemos outra visão que a minha mãe e os meus tios não tiveram e eu acho que nós podemos contribuir, não só por sermos licenciados (…), mas sim pela experiência que nós podemos ter trazido de outras empresas onde nós estivemos.” (E13_F_3ª Geração_Indústria) (pág. 121).

Esta frase reflete o reconhecimento de uma visão anterior, da formação, experiência e a vontade de contribuir, por parte da nova geração, para os adequados ajustes e a continuidade da empresa familiar.

 

A PROCALÇADO é uma das empresas Europeias líderes na indústria do calçado. A sua génese remonta a 1973 e à produção de solas para as maiores marcas europeias de calçado com a FOR EVER.

Nos últimos anos, o investimento em investigação e inovação levou à criação e ao lançamento das marcas de calçado injetado: WOCK® direcionada para o mercado profissional, com especial ênfase no mercado hospitalar e LEMON JELLY® para o segmento mais ligado à moda. 

José Pinto, pai e presidente do conselho de administração, e José Pinto, filho e quem interpreta as tendências de negócio e desenha as estratégias, são o exemplo de uma sucessão que consegue a coexistência geracional com uma evolução adequada da empresa.

Significativos investimentos em tecnologia (€5 milhões nos últimos 5 anos) e design, permitiram à empresa focar-se nos materiais leves, confortáveis e bonitos e empregar mais de 400 pessoas. 

Possui clientes e distribuidores em mais de 60 países e espera no próximo ano começar a vender online e, porque não, realizar um antigo sonho de ter algumas lojas próprias.

Temas para Reflexão:

  • Nos próximos anos como estará o nosso setor de atividade?
  • Onde e como desejamos estar posicionados?
  • Estamos a incentivar e aproveitar os conhecimentos das distintas gerações familiares na empresa?
Tags: , , , , ,