Adriano Rangel é filho do fundador da Bip, pequena fábrica que criou um dos mais célebres balões de São João.
Na década de 60 do século passado nasceu a BIP, uma micro empresa de carácter familiar que, ocupando um nicho do mercado completamente caduco e ultrapassado, criou um produto inovador e que, pela sua qualidade de fabrico e apresentação, conquistou a simpatia e a preferência dos consumidores.
Trata-se do balão de subir, mais conhecido pelo “balão de S. João” muito familiar na cidade do Porto mas também noutras cidades em que aquele Santo é festejado.
Partindo de um desenho aerodinâmico, associado à criteriosa escolha de materiais, bem como a combinação de cores e formatos, rapidamente o balão BIP se impôs pela sua facilidade de lançamento e eficácia de desempenho.
Foram pioneiros na introdução da mecha seca combustível que, depois de inflamada, aquece o balão e provoca a sua ascensão, destronando o arcaico processo de mecha preparada com desperdícios de algodão e embebida em petróleo que, para além de pouco prática e exequível, colocava em perigo o ambiente, nomeadamente no que se refere ao risco de incêndios.
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.