Trabalhar numa empresa familiar é distinto de o fazer num qualquer outro tipo organização.
Os inquiridos do estudo da Egon Zenhder identificaram elementos, positivamente diferenciadores, associados à colaboração com uma sociedade familiar, podendo-se destacar três grandes itens:
- Os processos de decisão serem mais céleres e simples,
- A forte presença e influência de perspetivas de longo prazo,
- A cultura baseada em sólidos princípios e valores.
Rui Nabeiro, neto do comendador Nabeiro, nasceu em 1979 e é o rosto mais executivo da empresa fundada pelo seu avô, em 1961 e sedeada em Campo Maior. O Relatório de Sustentabilidade da empresa, de 2011, e uma entrevista à revista Human Resources, em 2012, permitem ilustrar uma parte dos elementos que foram salientados como diferenciadores da empresa familiar:
- A Delta Cafés faturava 80% no mercado nacional e tinha por objetivo ir reduzindo a dependência futura deste mercado. Três anos depois o exterior representa 25% da faturação.
- A cultura da empresa, suportada em valores sólidos e princípios humanos, reflete a criação de uma marca de rosto humano, baseando-se na autenticidade das relações:
- Pertencer à grande família Delta requer dos colaboradores a total aceitação dos seus valores, que são dados a conhecer através do Manual de Acolhimento;
- Colaboradores assumidos como o ativo mais valioso da empresa, o que origina uma aposta nas condições laborais (desenvolvimento profissional implementando programas integrados de formação contínua, promovendo a capacitação e a promoção de talentos; potencializando uma melhor conciliação entre a atividade profissional e a vida familiar e incentivando o envolvimento de todos os colaboradores no desenvolvimento sustentável do grupo e da comunidade);
- Um seguro de saúde que garante a todos o acesso a uma rede de serviços de cuidados de saúde de várias especialidades, serviços complementares e internamento hospitalar;
- Nas unidades industriais existe um serviço de transporte e refeitório gratuito para todos;
- Não é partidária de benefícos imediatos que comprometam o desenvolvimento sustentável da empresa e da comunidade.
Saliente-se que, apesar das múltiplas e milionárias ofertas que tem recebido, a família nunca aceitou vender a empresa.
Temas para reflexão:
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O nosso processo de decisão é simples e eficiente?
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Qual a nossa perspetiva de desenvolvimento a 10 anos?
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Os valores da nossa empresa são partilhados por todos?
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.