Fundado em 1958, o Grupo Casais está hoje presente em 13 países e opera em áreas como construção, engenharia, ambiente, energia e serviços. Esta empresa familiar vê na “harmonia e coesão entre gerações”, uma das suas principais prioridades. “É importante que a família possa conviver e dar-se bem. Isso vai refletir-se igualmente nos negócios. É assim que perduram os valores e incentivamos os colaboradores”, considera José Fernandes, presidente do grupo.
A terceira geração já começa a entrar no negócio. “Têm de estudar e trabalhar fora para adquirirem novos conhecimentos e competências. Estes gestores do futuro, a par de administradores externos, são importantíssimos para trazer novas ideias e conceitos”, explica.
José Fernandes realça a importância de cada familiar circular pelos vários departamentos da empresa, de modo a ter um conhecimento geral do negócio. Mas não se pense que existe um bilhete de entrada para todos os familiares. “É estudado o perfil da pessoa necessária, e conforme as regras estabelecidas no Protocolo Familiar, há critérios que devem ser cumpridos. Somos muito rigorosos em encontrar as pessoas que precisamos”.
Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt 2015/10/29, integrado no âmbito da conferência “A gestão de familiares a trabalhar na Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.