Faz parte da lista das 100 empresas em atividade mais antigas do mundo e é a segunda de Espanha com mais história para contar. O Grupo Osborne, proprietário de marcas como Cinco Jotas, Sánchez Romero Carvajal, Anís del Mono, Veterano, Magno e Carlos I, nasceu na segunda metade do século XVIII e é hoje um gigante espanhol na área das bebidas e produtos derivados de carne de porco.
Tal como o nome indica, a empresa tem raízes inglesas, mas é genuinamente espanhola. Foi na segunda metade do século XVIII, em 1772, que Thomas Osborne Mann se instalou em Cádis, na Andaluzia, e começou um negócio de exportação de vinhos e bebidas espirituosas da região, nomeadamente brandies e vinhos de Jerez. Com o seu produto a ser muito apreciado em Inglaterra e nos EUA, o fundador e um sócio acabaram por adquirir adegas próprias em Jerez e El Puerto de Santa María, sendo nesta última localidade que a empresa está sedeada.
Mantendo-se sempre nas mãos da família, o negócio registou uma grande expansão desde o seu arranque e consolidou na primeira metade o século XX a presença também no mercado de brandies. E para isso até contou com o apoio de Salvador Dalí no desenho de uma das suas garrafas. Com as marcas Veterano e Magno a terem imenso sucesso, a firma partiu então para a aquisição de outras empresas e rumou a mais de 50 países com a sua oferta de produtos.
Hoje esta empresa familiar, que vai na sexta geração e registou um volume de negócios de 250 milhões de euros em 2014, possui mais de 270 acionistas. Os proprietários delegam funções nos 10 membros da família que constituem o conselho de administração, órgão responsável pela gestão da Osborne, assumindo as suas decisões de forma unânime. Uma delas foi a abertura a investidores externos, sendo que desde julho de 2014, o grupo chinês Fosun passou a deter 20% do seu capital social.
Focado na sinergia resultante de negócios distintos como a venda de vinhos, bebidas espirituosas, sumos, águas minerais, presunto e produtos derivados de carne de porco, o grupo emprega cerca de 800 pessoas, sendo que, fora do conselho de administração, apenas quatro elementos são da família.
Um anúncio que se transformou em símbolo do país
Para promover a marca de brandies Veterano, a Osborne decidiu colocar em 1956 várias silhuetas de um touro-bravo em locais estratégicos por toda a Espanha, com boa visibilidade a partir das estradas. O êxito da campanha foi enorme que, além de ter durado décadas e ter tido intenção uma mensagem publicitária, o “Toro de Osborne” se tornou uma imagem de marca da empresa e um símbolo cultural espanhol. Em 1998, um tribunal acabou mesmo por decretar que dado o inegável interesse social, cultural e artístico, o Toro de Osborne “superou o seu sentido inicial e integrou-se na paisagem natural”.
Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt 2015/11/23, integrado no âmbito da conferência“Modelos de bom governo da Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.