Faz parte da lista das 100 empresas em atividade mais antigas do mundo e é a segunda de Espanha com mais história para contar. O Grupo Osborne, proprietário de marcas como Cinco Jotas, Sánchez Romero Carvajal, Anís del Mono, Veterano, Magno e Carlos I, nasceu na segunda metade do século XVIII e é hoje um gigante espanhol na área das bebidas e produtos derivados de carne de porco.

osborne touroTal como o nome indica, a empresa tem raízes inglesas, mas é genuinamente espanhola. Foi na segunda metade do século XVIII, em 1772, que Thomas Osborne Mann se instalou em Cádis, na Andaluzia, e começou um negócio de exportação de vinhos e bebidas espirituosas da região, nomeadamente brandies e vinhos de Jerez. Com o seu produto a ser muito apreciado em Inglaterra e nos EUA, o fundador e um sócio acabaram por adquirir adegas próprias em Jerez e El Puerto de Santa María, sendo nesta última localidade que a empresa está sedeada.

osborne-daliMantendo-se sempre nas mãos da família, o negócio registou uma grande expansão desde o seu arranque e consolidou na primeira metade o século XX a presença também no mercado de brandies. E para isso até contou com o apoio de Salvador Dalí no desenho de uma das suas garrafas. Com as marcas Veterano e Magno a terem imenso sucesso, a firma partiu então para a aquisição de outras empresas e rumou a mais de 50 países com a sua oferta de produtos.

Hoje esta empresa familiar, que vai na sexta geração e registou um volume de negócios de 250 milhões de euros em 2014, possui mais de 270 acionistas. Os proprietários delegam funções nos 10 membros da família que constituem o conselho de administração, órgão responsável pela gestão da Osborne, assumindo as suas decisões de forma unânime. Uma delas foi a abertura a investidores externos, sendo que desde julho de 2014, o grupo chinês Fosun passou a deter 20% do seu capital social.

Focado na sinergia resultante de negócios distintos como a venda de vinhos, bebidas espirituosas, sumos, águas minerais, presunto e produtos derivados de carne de porco, o grupo emprega cerca de 800 pessoas, sendo que, fora do conselho de administração, apenas quatro elementos são da família.

Um anúncio que se transformou em símbolo do país

osborne touro 2Para promover a marca de brandies Veterano, a Osborne decidiu colocar em 1956 várias silhuetas de um touro-bravo em locais estratégicos por toda a Espanha, com boa visibilidade a partir das estradas. O êxito da campanha foi enorme que, além de ter durado décadas e ter tido intenção uma mensagem publicitária, o “Toro de Osborne” se tornou uma imagem de marca da empresa e um símbolo cultural espanhol. Em 1998, um tribunal acabou mesmo por decretar que dado o inegável interesse social, cultural e artístico, o Toro de Osborne “superou o seu sentido inicial e integrou-se na paisagem natural”.

 

Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt  2015/11/23, integrado no âmbito da conferência“Modelos de bom governo da Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora

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