Fátima Flores tem nas mãos, em parceria com o primo Manuel José Costa, a gestão de uma marca com 95 anos.

Caves Sao Joao azulejoAs Caves São João são uma empresa familiar cuja história de funde com a produção do vinho da Bairrada. Em 1930 começou a vender os vinhos espumantes e em 1959 iniciou a comercialização de vinhos engarrafados, tanto a nível nacional como internacional. Inspirando-se no passado, reintroduziu as variedades universais na Quinta do Poço do Lobo, que comprou em 1971.

A empresa foi fundada por três irmãos. De uma forma lenta e gradual a segunda geração da família entrou no negócio. Quase não houve uma transição”. No entanto, acrescentou a empresária, o caso mudou de figura na passagem da segunda para a terceira geração. “As pessoas da terceira geração não trabalhavam na empresa e os membros da segunda geração tiveram alguma dificuldade em assumir que estavam um bocadinho cansados para dar continuidade ao projeto, motivo pelo qual a entrada da terceira geração foi um pouco tempestuosa”, acrescentou.

Neste momento, Fátima Flores e o primo contam com uma gestora que não é membro da família. “É uma pessoa muito mais nova do que nós, com conhecimentos que não temos, sendo muito importante para assegurar o futuro”.

 

 

Publicado no Jornal de Notícias em 2015/11/27, integrado no âmbito da conferência“Modelos de bom governo da Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora, e que decorreu na Coimbra Business Scholl – ISCAC de Coimbra.

Tags: , , , , , , , ,