Foi uma empresa de Cesar, em Oliveira de Azeméis, que fez chegar aos lares portugueses, no início dos anos 60, a primeira panela de pressão.

A Silampos fabricou os primeiros exemplares deste utensílio em Portugal e abriu caminho para uma atividade de produção e exportação de louça metálica para uso doméstico e industrial que atualmente está em mais de 50 mercados.

Criada em 1951, o nome da empresa resultou da junção dos apelidos dos dois sócios fundadores: Silva e Campos. Algumas décadas mais tarde, a Silampos, passou a ser totalmente controlada pela família Campos. E hoje é gerida pelo filho do fundador, Aníbal Campos, sendo que a terceira geração já se encontra a trabalhar na empresa, nas áreas comercial, de operações e de marketing.

Além das marcas portuguesas Silampos e Cook Silampos, a empresa tem uma filial inglesa, a Silampos UK (adquirida em 2000), onde comercializa insígnias como Stellar, Judge, Horwood e Kaufmann. E em complemento à sua própria produção, representa e vende produtos de marcas internacionais como Jamie Oliver, Zyliss e Cole&Mason. A Silampos e a Stellar lideram os mercados de louça metálica em Portugal e Reino Unido, respetivamente.

E as panelas de pressão, que deram fama à empresa, continuam a ter um peso na ordem dos 30% no total da faturação.

Todos os meses saem da fábrica da empresa cerca de 100 mil peças com destino a mais de 50 países. As exportações têm aumentado nos últimos anos e hoje rondam os 60% da produção. Com cerca de 200 funcionários nos seus quadros, a Silampos apresentou um volume de negócios na casa dos 14 milhões de euros no ano passado, sendo que a Silampos UK, que emprega apenas 60 pessoas, tem conseguido faturar o dobro da casa-mãe.

Face à concorrência asiática, a inovação tem sido a palavra de ordem no sentido de produzir artigos com maior valor acrescentado. O desenvolvimento de produto assume assim papel de relevo, com a diversificação da oferta a englobar o mercado da hotelaria e restauração, tal como os segmentos de jardim e mobiliário.

Um anúncio icónico trouxe popularidade

Silampos CarochinhaCom a produção da primeira panela de pressão em Portugal, a Silampos ganhou fama nacional no início dos anos 60, através de um anúncio televisivo em torno do conto infantil “A Carochinha e o João Ratão”, ainda hoje na memória de muitos portugueses.

“Olha a linda Carochinha que casou com o João Ratão, diz a história tão velhinha que caiu no caldeirão; Se fosse hoje tudo mudava nas cidades e nos campos, João Ratão não se queimava pois já tinha uma Silampos.”

Era esta a canção que celebrizou uma marca que conseguiu saltar fronteiras e ser uma especialista na produção de louça metálica. Com 65 anos de existência, a Silampos leva agora o “Made in Portugal” a vários pontos do mundo.

 

Artigo integrado no âmbito da conferência“Protocolo Familiar: O acordo de família e os instrumentos jurídicos de suporte”, de que a efconsulting é coorganizadora, e decorre no Europarque de Santa Maria da Feira no dia 3 de março de 2016

Tags: , , , , ,