O Conselho de Administração reúne para quê?
Em artigos anteriores destacou-se que uma reunião do Conselho de Administração normalmente foca quatro grandes temas: económico-financeiros, investimentos, vendas e clientes e concorrência. Sobre estes assuntos os administradores devem receber atempadamente informação para tomarem conhecimento ou que contextualizam e auxiliam na formulação de opinião pessoal.
Com a preparação prévia dos seus membros, do órgão de gestão fica-se com a expectativa de três possíveis estados:
- ficou plenamente elucidado com os elementos apresentados, caso contrário solicitaria elementos complementares;
- debateu e emitiu conselhos orientativos;
- debateu e tomou uma decisão clara.
O comportamento típico de um Conselho de Administração é influenciado por múltiplas variáveis, de que se destacam:
- a cultura, as práticas históricas e a estrutura técnico-organizativa da empresa;
- o perfil e a natureza dos seus membros (executivos ou não; idade, género, …);
- o número de vezes que reúne por ano, etc..
O estudo da Reynolds Russel caracterizou e constatou que os Conselhos de Administração analisados:
- Mais de metade são decisórios, com uma preponderância (69%) em Espanha contra os 33% de França;
- Cerca de 28% são consultivos, com a maior expressividade em França (39%) e a menor em Espanha (14%);
- Menos de 20%, e com a menor menor expressividade, são informativos, com uma variação entre 14%% da Alemanha contra uns 28% da França.
Sejam mais ou menos informativos ou mais ou menos decisórios, o que se pretende é que a atuação do órgão máximo da organização seja congruente e funcione de forma articulada com a estrutura operativa da empresa.
Temas para Reflexão:
- Como caracterizamos o Conselho de Administração da nossa empresa?
- Deveria ter um comportamento distinto?
- O que necessitaria para que tal evolução acontecesse?
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.