O Conselho de Administração reúne para quê?

Em artigos anteriores destacou-se que uma reunião do Conselho de Administração normalmente foca quatro grandes temas: económico-financeiros, investimentos, vendas e clientes e concorrência. Sobre estes assuntos os administradores devem receber atempadamente informação para tomarem conhecimento ou que contextualizam e auxiliam na formulação de opinião pessoal.

Com a preparação prévia dos seus membros, do órgão de gestão fica-se com a expectativa de três possíveis estados:

  • ficou plenamente elucidado com os elementos apresentados, caso contrário solicitaria elementos complementares;
  • debateu e emitiu conselhos orientativos;
  • debateu e tomou uma decisão clara.

O comportamento típico de um Conselho de Administração é influenciado por múltiplas variáveis, de que se destacam:

  • a cultura, as práticas históricas e a estrutura técnico-organizativa da empresa;
  • o perfil e a natureza dos seus membros (executivos ou não; idade, género, …);
  • o número de vezes que reúne por ano, etc..

O estudo da Reynolds Russel caracterizou e constatou que os Conselhos de Administração analisados:

  • Mais de metade são decisórios, com uma preponderância (69%) em Espanha contra os 33% de França;
  • Cerca de 28% são consultivos, com a maior expressividade em França (39%) e a menor em Espanha (14%);
  • Menos de 20%, e com a menor menor expressividade, são informativos, com uma variação entre 14%% da Alemanha contra uns 28% da França.

Sejam mais ou menos informativos ou mais ou menos decisórios, o que se pretende é que a atuação do órgão máximo da organização seja congruente e funcione de forma articulada com a estrutura operativa da empresa.

Temas para Reflexão:

  • Como caracterizamos o Conselho de Administração da nossa empresa?
  • Deveria ter um comportamento distinto?
  • O que necessitaria para que tal evolução acontecesse?

 

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