Ser Empresa Familiar é uma caraterística de uma organização que influencia nas Oportunidades de Negócio.

Desenvolver uma atividade negocial normalmente implica duas grandes plataformas de negócio:

  • a que se desenvolve com os fornecedores;
  • a do cliente e responsável pela continuidade futura de todos.

O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) desejou analisar se a caraterística de uma empresa ser familiar tinha impacto na geração de oportunidades de negócio. Os resultados foram concludentes:

  • 72,5% acham que possui um impacto positivo;
  • Somente 5% considera que essa influencia pode ser negativa;
  • 22,5% manifestou não saber qual o impacto produzido.

Este último resultado poderá ser encarado como uma oportunidade para os intervenientes comunicarem de forma mais assertiva a sua caraterística de serem empresas familiares e de que tal será vantajoso para todos.

Recorrendo a tempos idos, era caraterístico que, por vezes, as relações entre fornecedores e clientes eram geradoras de laços matrimoniais entre pessoas das respetivas famílias, o que poderia potenciar ou solidificar ainda mais as relações profissionais.

O Continente é uma das marcas da grande distribuição controlada pela família Azevedo. Existindo uma imagem dos hipermercados como sendo grandes espaços despersonalizados, mas onde se adquirem muitos dos produtos alimentares que consumimos e com os quais possuímos uma redobrada e natural atenção, é natural que exista um redobrado cuidado com estas categorias de alimentos.

Em 1998 decidiu criar o Clube de Produtores do Continente, como forma de assegurar um fornecimento constante de bons produtos de origem alimentar. Ao consultar o site deste clube de fornecedores do Continente, temos a oportunidade de assistir a muitos testemunhos dos seus membros, sendo que uma grande parte é assegurada por líderes de famílias empresárias que possuem estes negócios. 

  • Alberto Fernandes dá a cara pelos enchidos que a Salsicharia Bísaro, de Gimonde Vinhais, produz há mais de setenta anos.
  • António Silvestre Ferreira é o rosto das uvas sem grainha, que introduziu e produz na sua herdade do Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo.

Dar a cara pelos negócios dá confiança no momento de ser fornecedor. Ser fornecedor e dar o rosto junto do cliente final, é também uma via de reforçar a confiança em toda a cadeia de abastecimento do produtor ao consumidor final.

Temas para Reflexão:

  • Os nossos fornecedores são empresas familiares?
  • Os nossos clientes valorizam a caraterística familiar do nosso negócio?
  • Como potenciar o negócio com este nível de incremento da confiança nas empresas familiares?

 

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