As empresas familiares possuem um comportamento discreto, o que não é sinónimo de irrelevância ou de atuarem em indústrias que não são “sexy”.
No atual contexto competitivo dos negócios, um comportamento reservado é a antítese do que a grande maioria das entidades procura. Existir e possuir excelentes produtos é fundamental, no entanto, se os potenciais consumidores não tiverem conhecimento da sua existência não é fácil conseguir-se efetuar transações.
O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, identificou como uma das principais ameaças a “tradicional” reserva e comportamento discreto das Empresas Familiares.
Torna-se indispensável uma política de comunicação integrada com origem na própria empresa, que recorrerá a meios tradicionais de se dar a conhecer:
- feiras especializadas,
- catálogos em papel,
- site com toda a informação desejada (história, produtos, certificações, localização, etc.),
- canais de distribuição próprios ou de terceiros (espaços tradicionais ou loja online),
- publicidade numa amplitude de meios quer vão do papel aos meios online e às redes sociais,
- e, no caso das empresas familiares, recorrendo mesmo à própria família.
Dependendo da área de negócio, das suas necessidades específicas, do orçamento e da vontade de exposição da própria família, é fundamental definir uma estratégia de comunicação devidamente integrada e que assegure os níveis adequados de tráfego para a captação e manutenção dos volumes de negócio pretendidos alcançar.
A MAM® FILMAM, Lda. é uma empresa cuja génese remonta a 1870 e aos tetra-avós dos atuais sócios-gerentes, estando sedeada em Palaçoulo, Miranda do Douro.
A humildade e dedicação dos seus antepassados serviu de exemplo e auxiliou a sobreviver estoicamente aos múltiplos períodos de dificuldades que o país e a empresa enfrentaram, considerando mesmo que foram fatores que permitiram que assumisse séc. XXI, com uma forte e enraizada implantação no mercado.
Possuindo cerca de 150 produtos diferentes de reconhecida qualidade, com preços entre os cinco e os quinhentos euros, e uma política de inovação contínua: possuem por exemplo a patente da faca garfo, objeto que já produziram numa quantidade superior a 6 milhões, a empresa conquistou clientes em países como Espanha, Alemanha, Angola, Moçambique, Suíça, Luxemburgo ou Lituânia.
Manter os mais de 20 empregados obriga a uma contínua política de divulgação, com participação em feiras da especialidade, catálogo e venda online a partir do site da empresa e uma contínua comunicação no facebook.
Sob a alçada da marca MAM® sobressai o conhecimento acumulado de gerações e a qualidade garantida de um produto fantástico de Trás-os-Montes.
Temas para Reflexão:
- Qual a estratégia de comunicação da nossa empresa?
- O nível de discrição é o adequado ao negócio?
- De que forma a família pode dar suporte à política de comunicação?
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.