Desperdício 1: As Empresas Familiares disponibilizam Produtos de Maior Qualidade
O desperdício está associado a uma perda de parte do valor de um determinado recurso ou a um menor aproveitamento do seu valor potencial.
As empresas familiares são, por natureza intrínseca da maioria dos seus fundadores, uma tipologia de sociedade que presta especial atenção à minimização dos gastos e à potenciação da geração de valor.
O estudo “Edelman Trust Barometer 2017. Special Report: Family Business” desenvolvido pela Edelman, em 2017, efetuou uma análise que permitiu identificar os principais atributos nos quais as empresas familiares possuem uma excelente performance, a partir de uma comparação interessante: os clientes que sabiam que a sua aquisição tinha sido realizada a uma empresa familiar dos que não o sabiam.
A principal caraterística apontada foi a de uma maior qualidade dos produtos ou serviços disponibilizados: apontada por 51% dos que sabiam a origem familiar da empresa vs 34% dos que não o sabiam.
Para combater este desperdício é necessário comunicar de forma percetível pelos clientes a natureza familiar da empresa com a qual se estão a relacionar.
A primeira agência de viagens no mundo a abrir um estabelecimento de atendimento ao público foi fundada em 1840, na cidade do Porto, e ainda leva o nome do seu fundador: Abreu.
Bernardo Abreu, com origens em Vieira do Minho, dedicava-se ao comércio no Porto, depois do regresso de um período de trabalho no Brasil, quando, por volta de 1840, começou a oferecer serviços associados a transportes, emissão de passaportes e abonação para emigrantes no Brasil e viajantes. Recorde-se que com a independência do Brasil, em 1822, passou a ser necessária a posse de um passaporte para passar as suas fronteiras.
Em quase dois séculos, muitas alterações surgiram associadas ao conceito de viajar – novos países e grande abertura de fronteiras, globalização das viagens de negócio e de turismo – tendo a agência Abreu sabido adaptar-se e conquistando a confiança dos seus clientes particulares, famílias e empresas.
O fundador morreu em 1878, numa epidemia de febre tifoide. Em 2020, sendo a liderança assumida pela 5ª geração e existindo já a envolvência da seguinte, o grande desafio da empresa vai ser enfrentar o impacto da pandemia COVID-19.
Certamente que família empresária Abreu vai demonstrar que a coesão intergeracional vai permitir conduzir a empresa ao seu bicentenário.
Fonte: Livro “Agência Abreu – Uma Viagem de 175 Anos”, 2015
Temas para Reflexão:
- O que permite identificar na organização que a mesma é de origem familiar?
- Essa informação está presente em todos os meios de comunicação da empresa?
- A mensagem é reconhecida e valorizável pelos clientes?
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.