Manter a empresa familiar saudável: Como planear para um crescimento contínuo, rentabilidade e liderança familiar.
Este é o título em português de uma publicação clássica e das mais relevantes relacionadas com o estudo das empresas familiares, e que será o mote para uma nova rubrica de conteúdos dedicados às empresas e às famílias empresárias®.
O principal objetivo é apresentar um conjunto de bibliografia sobre esta temática, debaixo duma estrutura comum que permita:
- identificar a obra
- os principais temas focados
- uma síntese de 1 min sobre esses assuntos
- uma sinopse um pouco mais detalhada
- desafios para reflexão
- despertar para outras leituras
- conhecer o autor.
Arrancando com o 1º livro.
- Título original: “Keeping the Family Business Healthy: How to Plan for Continuing Growth, Profitability, and Family Leadership”
- Autor: John L. Ward
- Ano de Edição: 1987
- Editora: Jossey-Bass Inc., San Francisco, California
- Disponibilidade: https://www.palgrave.com/us/book/9780230111219 ou Amazon.
Temas principais
- A reduzida taxa de sobrevivência das empresas familiares.
- Elementos que contribuem para a continuidade geracional das empresas familiares.
Síntese dos temas abordados
- Manter uma empresa familiar viva é o desafio mais difícil dos seus gestores, pois 60% das sociedades familiares não chega a completar 60 anos de existência.
- Existem fatores que podem contribuir para a perenidade das empresas familiares e que devem ser conhecidos e implementados pelos seus gestores e proprietários.
Sinopse
No prefácio do livro, Léon Danco, PhD e President Center for Family Business (à data), é contundente sobre a fatalidade que parece pender sobre as empresas familiares, ao referir que “… os negócios familiares falham porque se deixam destruir, lenta, mas, seguramente, pela ação – ou mais precisamente, pela inação – dos seus proprietários / gestores”.
Esta posição aparece suportada na publicação, ao apresentar a principal referência científica que sustenta a significativa taxa de mortalidades das empresas familiares: um estudo de 200 empresas industriais familiares do estado de Illinois, no período entre 1924 e 1984, que destaca os seguintes dados:
- Desaparecidas: 80%
- Sobreviventes: 20% das quais:
- detidas pela mesma família: 13%
- vendidas a outros acionistas: 5%
- capital aberto e não controlado pela família: 2%.
Se neste período de seis décadas somente 13% se mantiveram na mesma família proprietária, o que se pode fazer para alterar esta significativa taxa de perenidade das empresas em mãos da família empresária®?
As estratégias apontadas por Ward suportam-se em várias linhas das quais relevo:
- Manter um crescimento saudável e rentável do negócio,
- Assegurar o suporte da empresa por parte de membros da família,
- Desenhar uma estratégia para o negócio que considere a existência da família,
- Preparar a transição para uma nova liderança geracional,
- Encontrar um equilíbrio entre as necessidades da empresa e da família.
Relacionar a existência de uma empresa com a rentabilidade e sustentabilidade do negócio ao longo dos tempos parece ser uma constatação comum a qualquer organização; contudo, nas sociedades familiares é imprescindível considerar o papel e o significativo impacto da família proprietária na existência empresa.
Dos cinco elementos acima referidos, quatro relevam o essencial dessa interferência aos níveis da preparação dos membros da família, da sua consideração no desenho do futuro do negócio, da passagem da liderança geracional e do equilíbrio que deve existir entre as necessidades da família e da empresa.
Uma curiosidade a ressaltar é que apesar de a representação gráfica das empresas familiares pelo modelo dos três círculos ter sido concebida nove anos antes, por Davis & Tagiuri, este livro é um dos poucos dedicados à temática das sociedades familiares que não refere esse modelo; no entanto, como não poderia deixar de ser, reflete a relevância da interligação empresa e família empresária®.
Estar consciente da reduzida taxa de sobrevivência das empresas familiares ao longo dos tempos e das ações que podem contrariar a sua mortalidade aparece reforçado na entrevista de Belmiro de Azevedo (jornal Público, 2013/03/10), ao afirmar que “… uma empresa pode ser de facto eterna, … a única coisa que salva uma empresa é ter um plano de sucessões”.
Este pensamento do empresário, que coloca a tónica para a continuidade de uma sociedade familiar na sucessão geracional, materializou-se no grupo Sonae por duas vezes:
- na passagem da liderança para o filho Paulo Azevedo, em 2007,
- e deste para a irmã Cláudia Azevedo, em 2019.
A leitura deste livro, para manter a empresa familiar saudável, e o estabelecimento de um paralelismo com o exemplo do grupo Sonae e da família Azevedo é uma excelente recomendação para os atuais responsáveis por uma empresa familiar ou de uma família empresária®.
Desafios para reflexão:
- Possuímos um plano de continuidade que assegure a liderança da empresa a longo prazo?
- Como podemos potenciar o envolvimento da nossa família empresária® no negócio?
- Qual a melhor via para se abordar a temática do futuro e da continuidade na empresa e na família?
O Autor: John L. Ward
- Licenciado (BA, 1967) pela Northwestern University; MBA (1969) e PhD (1973) pela Stanford Graduate School of Business
- Professor dedicado a temas relacionados com a sucessão, a propriedade, a governança e a filantropia de empresas familiares
- De sua autoria ou em co-autoria existem dezenas artigos, casos e livros de que sobressaem, para além do “Keeping the Family Business Healthy”, “Perpetuating the Family Business”, “Family Business as Paradox” e, em autoria com Craig Aronoff, vários títulos da série “The Family Business Leadership”.
Principais fontes:
- https://www.thefbcg.com/consultants/john-l-ward-ph-d/
- https://www.kellogg.northwestern.edu/faculty/directory/ward_john.aspx
Família empresária® é uma marca registada da EmFaconsulting.
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.