Percecionar o sistema que é uma família é um passo essencial para potenciar o seu impacto na empresa familiar.

Se é membro de uma família empresária, gestor, trabalhador ou acionista de uma empresa familiar, deve ler este artigo e complementar a mesma com o próprio livro.

Ele tem por fim dois grandes objetivos:

  • suportar que uma família empresária® coesa proporciona uma multiplicidade de potenciais forças à empresa familiar e
  • auxiliar os membros da família a alcançarem um propósito comum.

 

Este é o primeiro livro em análise pertencente à edição “Family Business Leadership Series” – indispensável a quem se interessa pelo mundo das empresas familiares e famílias empresárias®.

Previamente convém considerar que:

  • Cada família é uma unidade única, emocionalmente significativa, com uma estrutura própria, crenças, padrões de relacionamento e formas de gerir divergências e lidar com pressões.
  • A família afeta profundamente os pensamentos, sentimentos e ações dos seus membros. As pessoas solicitam a atenção, aprovação e apoio umas das outras e reagem às necessidades, expectativas e aborrecimentos umas das outras. Essa conexão e reatividade tornam o funcionamento dos membros da família interdependente, pelo que, uma mudança no comportamento de uma pessoa é previsivelmente seguida por mudanças recíprocas na atitude de outras (teoria dos sistemas familiares de Bowen – https://www.thebowencenter.org/introduction-eight-concepts).

 

  • Título original “How Families Work Together
  • Tipologia: Livro
  • Autores: Mary F. Whiteside, Craig E. Aronoff, John L. Ward
  • Ano da 1ª edição: 2011
  • Editora: Palgrave Macmillan, New York (https://www.palgrave.com/gp/book/9780230111028)

 

Temas principais

  1. A relação entre os negócios e a família.
  2. Perceber o funcionamento da família.
  3. A família relaciona-se como um sistema.
  4. A compreensão da família suportada no genograma.

 

Síntese executiva dos temas abordados

  1. O reconhecimento da poderosa inter-relação família empresária e empresa familiar.
  2. A família não vive em harmonia e paz de forma contínua.
  3. Os membros de uma família inter-relacionam-se constituindo um todo.
  4. O genograma como uma ferramenta e exercício que contribui para a compreensão da família.

 

Sinopse

  1. Existem diversos pontos de inter-relação entre a família empresária® e a empresa familiar:
  • A família influencia o propósito e objetivos da empresa.
  • A posse pela família é vista como um ativo do negócio.
  • A empresa beneficia da produtividade e lealdade dos membros da família.
  • A missão e os valores da família podem ser um recurso da empresa.
  • A partilha da história da família dá outro sentido à cultura de gestão.
  • O negócio une a família num destino económico partilhado.
  • As sobreposições dos papéis interpessoais criam relações de negócio intensas.
  • Existe sobreposição dos planeamentos da família e do negócio.

 

2. A harmonia e a paz numa família normal possuem períodos de interrupção.

Percecionar como a família funciona é um exercício poderoso para identificar os valores e os pontos fortes que permitem mudar e crescer.

Muitos dos padrões multigeracionais que influenciam o comportamento de membros da família são inconscientes. Se as pessoas não percecionam esta influência do passado, não podem reconhecer oportunidades para mudar e sujeitam-se a cair na armadilha de padrões ancestrais.

É utópico considerar que uma família vive de forma ininterrupta em harmonia e paz. As famílias normais possuem discussões, pelo que o importante é que elas são solucionadas e ultrapassadas.

3. Os membros de uma família inter-relacionam-se constituindo um todo.

A teoria dos sistemas familiares considera a família como uma unidade completa e única com uma estrutura própria, crenças e padrões de relacionamento.

Numa família identificam-se:

  • princípios centrais de organização: a forma como a família partilha a sua visão do mundo exterior ou atitudes em relação a si mesma e como se relaciona com o seu exterior.
  • liberdade individual no seio da família: a influência da cultura da família no comportamento dos seus membros é idêntica à de qualquer outra organização. No entanto, os seus membros podem apreender novos comportamentos e são livres de abandonar os padrões da sua família; contudo, em momentos de maior tensão, os padrões familiares possuem tendência em assumir o controlo.

Os comportamentos duma família são construídos sobre os das gerações anteriores e são a fundação das gerações futuras.

4. O genograma como uma ferramenta que contribui para a compreensão da família.

O genograma é uma ferramenta que possibilita o enriquecimento da árvore genealógica de uma família. Esta árvore é completada com elementos como datas (nascimento, casamento, separação, …), eventos de vida (ocupações, mudanças de residência, doenças, …) e as principais relações (próxima, conflituosa, …).

Na efconsulting® desenvolvemos e aplicamos o genocronograma®: uma evolução do genograma que é desenvolvido em paralelo com um cronograma de evolução e principais acontecimentos da empresa familiar como a evolução do negócio, da propriedade (dinâmicas do capital) e dos inter-relacionamentos de trabalho ou de propriedade com membros da família.

Assumindo-se a ligação da família ao negócio familiar é relevante compreender as suas características e formas de atuação, permitindo ultrapassar os impactos negativos e potenciar as influências positivas.

A leitura deste livro e o exemplo da família Guedes constituem uma via para transformar a família empresária® numa vantagem comparativa das empresas familiares.

 

Fernando Van Zeller Guedes, nascido em 1903, foi educado na Quinta da Aveleda. Contraiu a gripe pneumónica, interrompeu os estudos, … aos 21 anos entrou na Martinez Gassiot, exportadora de vinhos do Porto.

Fernando e o irmão Roberto partilhavam a Quinta da Aveleda com mais cinco irmãos, quando decidiram, com mais 16 sócios, criar a Sogrape.

Em 1942 nasceu o Mateus Rosé com o apoio de Eugène Hellis – o enólogo que propusera a Roberto Guedes melhorar os vinhos da Aveleda o que resultou, em 1939, no vinho verde branco Casal Garcia, inspirado numa vinha da quinta, apresentado numa garrafa azul para mostrar o líquido e com um rótulo inspirado num lenço típico do Minho da mãe Maria Helena Van Zeller.

Ao longo dos anos o Mateus Rosé foi um enorme sucesso e a Sogrape assistiu a algumas alterações de capital, de que se salienta:

  • em 1981, a Guedes, Carmo & Silva, que juntava as famílias de Fernando, Bernardino e Gastão, fica com 50% e a Sogrape com cerca de 27% de ações próprias
  • em 1988, após o falecimento do pai, Fernando Guedes comprou as ações aos seis irmãos
  • em 2006, Berardo fica com cerca de 32% da holding, por aquisição à família Carmo
  • em 2012 a família Guedes adquire a posição de Berardo.

Uma família de base, dois ramos familiares – os Guedes da Aveleda e os Guedes da Sogrape – e dois icónicos vinhos portugueses.

Fernando Guedes

Fernando Guedes gostava de salientar que o sucesso da Sogrape assentava nos valores da educação de uma família antiga e que assumia o respeito pelo próximo como forma de estar. A empresa cria valor ao fazer crescer o negócio e ao valorizar o património humano. “Sempre fomos assim: é uma questão de educação e de cultura.”

Um dos seus desejos e esperanças era que a maioria do capital da Sogrape permanecesse em mãos da família – três filhos e dez netos – e que os seus membros percebessem que não teriam de trabalhar todos na empresa, pois “as pessoas da família devem exercer funções pelos seus méritos e não por herança”.

Principais fontes:

  • Família Guedes: a Sogrape já é tão global como o seu Mateus Rosé, jornal de Negócios, 2020/04/03
  • Os Guedes da Aveleda: fazer vinho desde o século XIX, www.portugalglobal.pt, 2020/01/17
  • Berardo vende posição na Sogrape, expresso.pt, 2012/09/27
  • Família Guedes frustra vontade de reforçar capital na Sogrape, Jornal de Notícias, 2006/07/15

 

Desafios para reflexão:

  • Como atuamos enquanto família empresária®?
  • Os membros da nossa família influenciam de forma positiva a empresa familiar?
  • Já refletimos sobre o nosso genocronograma® e estamos conscientes da força do inter-relacionamento família-empresa?

 

Mary Whiteside

A autora: Mary F. Whiteside

  • Psicóloga, mediadora, terapeuta familiar e consultora.
  • Afiliada emérita do Ann Arbor Center for the Family.
  • Foi membro da Association for Conflict Resolution, do Family Firm Institute, da American Psychological Association, da Michigan Psychological Association e um dos membros fundadores do Collaborative Practice Institute de Michigan.

(Nota: restantes autores apresentados noutros artigos)

Principais fontes e fotografias ou imagens:

 

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