Aos 69 anos, Luís Portela é um empresário que foi um fantástico sucessor e que assegurou o grande desafio de assegurar que era bem sucedido.
- Estou a terminar a minha carreira de mais de 48 anos na BIAL…
Assim começa Luís Portela a sua declaração no último dia de ligação como chairmain à BIAL.
Em 6 min, descreve uma vida de grandes desafios e de enorme realização profissional e pessoal.
Em especial, pretendo destacar um dos maiores desafios de um empresário: o de saber preparar e passar o testemunho. Transcrevo as principais palavras associadas a este contexto, mas aconselho vivamente a verem o vídeo. São uns minutos que vão considerar muito bem dedicados.
- Somos mais de mil empregados, presentes em 60 mercados.
- Com 59 anos decidi assumir funções executivas.
- Passei a chairman, com o propósito de preparar uma equipa de gestão verdadeiramente forte que desse continuidade aos destinos da BIALjá sem Luís Portela.
- Em 2021, com 69 anos, retiro-me tranquilo, porque temos uma equipa de gestão executiva forte, liderada pelo meu filho António, de que faz parte o meu filho Miguel e outros profissionais com grande experiência e competência.
- A equipa executiva terá o apoio de alguns administradores não executivos também com grande experiência.
- Destaco como charmain António Horta Osório, pela sua experiência internacional de grande sucesso e pela sua visão, que me parecem fundamentais para proporcionarem um bom contributo para o futuro desenvolvimento da BIAL.
- Também saio tranquilo pela estabilidade que se vive na BIAL, pela estratégia e pela estrutura que temos e, sobretudo, pela quantidade de novos e inovadores projetos que nós temos nas diversas áreas da empresa
- A partir de 1979 alimentei o sonho de proporcionarmos à humanidade de novas soluções terapêuticas. Apesar de, na altura, esse sonho ser considerado utópico, a verdade é que em poucos anos, deixou de ser sonho de uma pessoa só para passar a ser o sonho de toda a equipa BIAL.
- Agora, olhando para trás, eu acho que foi muito bonito, termos conseguido realizar esse sonho, termos conseguido colocar a Bial e Portugal no mapa-mundo na inovação farmacêutica.
- Estou muito grato a todos aqueles que contribuíram para a realização desse sonho
- Mas a verdade é que esse sonho não está totalmente realizado, olhando para a frente identificamos tantos projetos inovadores, tantas coisas bonitas ainda para realizar, que parece que ainda estamos no princípio
- A BIAL é hoje uma empresa de inovação com um grande potencial de desenvolvimento de medicamentos inovadores e com uma grande capacidade de expansão da sua atividade
- Quanto a mim, … vou-me dedicar à Fundação BIAL, instituição mecenática de apoio à ciência a que continuarei a presidir.
- Vou-me dedicar também às minhas leituras, aos meus escritos, aos livros, à minha família, nomeadamente à minha mulher e aos meus 8 netos.
- Deixo a todos os membros da equipa BIAL o meu profundo reconhecimento por tudo aquilo que têm sabido dar à empresa.
- Para todos os meus votos das mais bonitas realizações, pessoais e profissionais. Que saibam ser felizes na BIAL e, sendo-o, que saibam proporcionar condições para que a BIAL possa servir cada vez melhor a saúde e um cada vez maior número de pessoas
- Keeping life in mind.
Ao Luís Portela um grande bem-haja e muita saúde para concretizar os seus sonhos, desejos e ações que certamente já estão planeadas: Keeping mind in life!
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.