Dia Internacional da Empresa Familiar
Em 2011 a Fundación Heres (México) instituiu o 5 de outubro como o Dia Internacional da Empresa Familiar.
Na comemoração do 10º ano do nascimento desta iniciativa, a FEI – Familias Empresárias Iberoamericanas, decidiu lançar uma iniciativa, que envolve todos os seus membros, apresentando 5 conferências diárias (programas abaixo com horário da Cidade do México, ou seja, em Portugal acresce +6h), entre os dias 4 e 8 de outubro, sobre temas associados às empresas familiares e às famílias empresárias®.
No dia 7, o representante de Portugal, António Nogueira da Costa (efconsulting) apresentará o tema “Los 3 poderes em la Empresa Familiar” às 18:00.
25 conferências via zoom em 5 dias
Para apresentação desta inédita iniciativa, a FEI divulga a informação seguinte (adaptada):
Como tudo na vida, pessoas, instituições, empresas e organizações nascem e morrem. O que elas conseguem aportar nesse período é o que deixam como legado.
A 5 de outubro comemora-se em todo o mundo o “Dia Internacional da Empresa Familiar” e, consequentemente, das Famílias Empresárias®, pois são estas a semente dos empreendimentos que se transformam em empresas – sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes empresas – que representam mais de 70% do PIB e do emprego mundial.
A importância destas empresas reside na enorme possibilidade da sua continuidade, após a passagem geracional dos fundadores, permitindo a acumulação de conhecimento e formas comprovadas de fazer negócios e desenvolver atividades económicas.
As gerações sucessoras não devem nem podem descansar sobre os louros, devendo contribuir, tanto na forma quanto na substância das suas atividades, com o objetivo último e recorrente de proporcionar à sociedade melhores produtos ou serviços, possibilitando a geração de emprego e valor para o meio onde se encontra inserida e, naturalmente, o bem-estar da própria família.
São muitos os elementos que conspiram contra a continuidade da família empresária®, mas a mais importante e recorrente é ela mesma. Os conflitos internos costumam ser intransponíveis e profundos, com ruturas entre pais e filhos ou entre irmãos. Isso ocorre por falta de preparação.
Enquanto todo o esforço está voltado para o crescimento e a prosperidade do negócio, a organização familiar é deixada de lado ou adiada, o que acaba por destruir o património conquistado com tanto esforço pelos seus fundadores.
Neste dia especial desejamos felicitar a quem se reconhece como empresa familiar e se empenha para se assegurar a sua perenidade.
A partir das nossas organizações que abrangem os 22 países da América Latina, Portugal, Espanha, além dos Estados Unidos, Canadá e Itália, trabalhamos em cooperação, para disseminar estes temas e conceitos, contribuindo para a continuidade dos negócios familiares e a união das famílias empresárias®.
Andrés Vial Infante, Fernando Todd Rodríguez, António Nogueira da Costa
Presidente (Chile), Vice-presidente (México), (Portugal)
Famílias Empresariais Ibero-americanas (FEI)
Inscrições gratuitas
Para assistir às conferências inscrever aqui.
A Sucessão em peça de teatro.
Uma das iniciativas da fundação é a fantástica peça de teatro “La Sucesión” (de Ira Bryck e Micham Camerota) da qual podem desfrutar de um pequeno excerto.
Programas das Conferências (Hora do México +6h em Portugal)
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.