Da profissionalização da Empresa Familiar à profissionalização da Família Empresária®
Na Empresa Familiar já é natural encontrar-se excelentes níveis de profissionalização da gestão; contudo, boas práticas de atuação necessitam de ser desenvolvidas e implementadas nos outros dois elementos do ecossistema que agrega a Empresa, a Família e a Propriedade.
O relatório do estudo Professionalizing the Business Familiy (FFI & 2086 Society, 2020) apresenta um conjunto de terminologias – a que me permito recorrer de forma simplificada e adaptada – para caracterizar e diferenciar quatro grandes conceitos:
- Profissionalização da Empresa Familiar (family business profissionalization): um processo de institucionalização e estruturação da empresa familiar, de desenvolvimento de sistemas formais de governo e de implementação de sistemas formais de controle para garantir objetividade e transparência.
- Profissionalização da Família Empresária® (business family profissionalization): grupo formalizado (por nascimento, adoção, casamento ou união paraconjugal) de pessoas cuja identidade e riqueza estão associadas à propriedade de uma empresa familiar, que gere deliberadamente a interseção entre a família, a empresa e as funções, responsabilidades e relacionamentos na família.
- Competência Acionista (ownership competence): conhecimentos, habilidades e capacidades, dos atuais e futuros sócios da empresa familiar, para auxiliar a assumir adequadamente as suas funções de proprietários e contribuir para o sucesso da empresa e a funcionalidade da família empresária®. Esta competência deve ser assegurada a nível coletivo – habilidades e comportamentos do grupo, que permitem acrescentar valor à empresa e à família empresária®, que devem ser desenvolvidas e mantidas – e a nível individual – habilidades desenvolvidas e adquiridas, pelo esforço e experiência de cada membro, que lhe permite contribuir, ao assumir as respetivas funções, para a funcionalidade da família empresária® e para acrescentar valor ao negócio.
- Formalização e Governo (formalization and governance): a formalização refere-se à documentação e aplicação regular de procedimentos e melhores práticas conhecidas. O governo deve ser entendido a nível da Empresa (Corporate) – modelo de gestão que velará pelo alcance dos objetivos dos acionistas (exº um conselho de administração que se responsabiliza pela orientação estratégica e a sua supervisão) -, e da Família (Family) – estruturas e procedimentos a que a família empresária® recorre para se auto-organizar e gerir as suas relações com a empresa. Estes elementos são desenvolvidos e constituem uma significativa parte do Protocolo Familiar.
As famílias empresárias®, que ambicionem a sua continuidade, devem assegurar que as atuais e futuras gerações percecionem e atuem de forma adequada; isto é, que possuem uma visão e valores partilhados e exigem os adequados níveis de profissionalização e de atuação individual e coletiva.
A Pós-Graduação em Direito da Família Empresária, cujo 3ª edição ocorrerá em no início de 2022 na Universidade Católica do Porto, foi concebida a pensar neste grande objetivo das famílias empresárias® e nos seus membros.
O programa aborda o ecossistema da empresa familiar numa perspetiva interdisciplinar, com uma linguagem adequada à heterogeneidade dos participantes – estejam, ou venham a estar, envolvidos na empresa; sejam, ou venham a ser, acionistas; mais ou menos jovens; com ou sem formação superior.
Tramontina: um exemplo de longevidade (*)
Criada em 1911, a Tramontina é uma das pouquíssimas empresas familiares que alcançaram o status de centenárias. A empresa é o legado deixado por seu fundador, Valentim Tramontina, filho de imigrantes italianos, que investiu suas economias em uma pequena cutelaria, que só começou a contar com seus primeiros colaboradores em 1932. Poucos anos depois, em 1939, ele faleceu, e a empresa foi assumida por sua esposa e posteriormente, por seu filho e um sócio, Ruy Scomazzon.
A partir dos anos 60, o número de funcionários começa a crescer, assim como começam a ser abertas filiais em outras cidades e expandindo o portifólio de produtos.
Hoje, a empresa com mais de 110 anos de criação, e a sucessão está novamente em pauta, e com data marcada, para meados de 2022. Uma vez que o até então presidente, Clovis Tramontina, se afastará do cargo e passando-o para o amigo, sócio e ex vice-presidente, Eduardo Scomazzon, filho de Ruy Scomazzon.
As duas famílias fizeram um acordo, onde a partir de 2022, cada família ocupará a presidência por três anos, alternadamente e a empresa até mesmo já possui um próximo candidato, Marcos Tramontina, filho de Clóvis e diretor financeiro da empresa.
Com mais de 18 mil produtos, além de estar presente em mais de 120 países, a Tramontina continua percorrendo sua história de inovações e sucesso em um mercado onde o seu nome significa qualidade para o consumidor.
Um case de sucesso de uma empresa multifamiliar centenária que nos faz ter a certeza de que existem caminhos a serem seguidos que irão possibilitar a longevidade saudável da empresa.
A empresa, fundada em 1911, que conta com + de 10.000 empregados e comercializa + de 22.000 produtos para + de 120 países, assume como Visão e Missão:
- Visão: Ser a indústria brasileira líder em satisfação dos consumidores por entregar as melhores soluções para o dia a dia. Manter-se como marca referência de qualidade, de inovação, das relações íntegras e de valores humanos.
- Missão: Fazer bem feito para inspirar o dia a dia das pessoas e estimular experiências com significado, gerando valor e satisfação para clientes, consumidores, funcionários, acionistas e comunidades.
Alcançar 110 anos, chegar a esta dimensão e congregar o interesse das duas famílias (Tramontino e Scomazzon) não é fruto do caso exige uma adequada profissionalização e trabalho conjunto.
(*) este exemplo está em português (brasil) e foi apresentado pelo Legado & Família – uma plataforma brasileira dedicada às empresas e famílias empresárias e com a qual partilhamos a paixão e conhecimentos.
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.