Em 1946 Jim Read começou a vender de produtos de mercearia oriundos de excedentes militares.
O negócio baseia-se essencialmente na oferta de produtos de marca (Nestlé, Bimbo, Kraft, Kellogg’s, Tide, …) e de qualidade com descontos até 60%.
A 3ª geração a liderar a empresa (participada por private equities) mantém a filosofia de negócio muito simples:
- Identificam produtores com excesso de stocks (mudança de embalagem,
- Adquirem os excessos com grande desconto,
- Passam os descontos para o cliente final, apresentando preços WOW (exclamação dos clienets quando visitam as suas lojas)
- Cada loja é um negócio independente dirigido por uma família local.
Resultados referentes a 2014:
- Mais de 210 lojas, detidas por famílias, em vários estados americanos,
- Vendas superiores a 1,5 biliões de USD.
Este é um exclente exemplo de um modelo de negócio sustentável e com enorme valor acrescentado para todos os intervenientes: clientes que compram a baixo preço, famílias empresárias que detêm a sua própria loja e fornecedores e produtores que se libertam dos seus produtos.
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.