… possui uma sistema de decisão mais assertivo
Uma das peculiaridades das sociedades de origem familiar é a sua capacidade e celeridade nas tomadas de decisão. Os principais motivos para tal diferenciação podem ser encontrados em distintas caraterísticas:
- Os decisores terem bem claros os grandes princípios orientadores;
- Os processos de decisão serem simples e com poucas passagens hierárquicas;
- A facilidade de reunir para decisões que necessitam de deliberação num curto espaço de tempo;
- A confiança na descentralização com ratificação posterior;
- A conjugação de fatores racionais com outros de índole mais emotiva.
A conjugação destes fatores com a de, na maior parte dos vezes, os decisores serem também os principais acionistas ou representantes da família empresária, potenciam uma maior assertividade das decisões, mas também uma muito maior responsabilidade pessoal.
Acácio Teixeira abandonou o último ano de licenciatura em engª civil para se dedicar ao seu encantamento pelos sapatos. Aos 25 anos abre a sua primeira loja, em sociedade, surgindo a Seaside em 1995. Vinte anos depois possui mais de 80 lojas, prevê um volume de vendas superiores a 5 milhões de pares e é a única empresa portuguesa de retalho de calçado com presença em vários países (Angola, Moçambique, Espanha, Alemanha, …).
A sua paixão pela moda, pela baixa de Lisboa e a sua capacidade de interpretar a evolução dos negócios, têm-no orientado em muitas das suas decisões que, por sua vez, se têm revelado acertadas. Algumas das mais ilustrativas são:
- 70 % do que vende calçado é produto nacional (foram dos pioneiros a usar a designação “Comprar Portugal”, em meados da 1ª década deste século);
- Campanhas promocionais para clientes finais por quantidade (10% a quem compra 3 pares ou 20% se forem 5);
- Diversificação para a hotelaria (rede de hotéis My Story com primeiras unidades na baixa lisboeta);
- Marketing com rostos portugueses (Diana Chaves e Rita Pereira) e cruzamento dos distintos pontos de contacto com os clientes (chave dos quartos vão ter publicidade à Seaside);
- Investimentos suportados com capitais próprios e financiamento bancário (metade cada)
O gosto pessoal pela corrida leva-o a promover a maratona Seaside e provas de trilhos, demonstrando que existe uma forte ligação entre uma empresa familiar e as atitudes do seu fundador.
Temas para reflexão:
-
Como se tomam as principais decisões na nossa empresa?
-
São deliberações de equipa ou suportados numa única pessoa?
-
Existe algum momento de reflexão sobre as decisões que não alcançaram os objetivos previstos?
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.