As Empresas Familiares são dinâmicas no setor dos serviços

As Empresas Familiares são dinâmicas no setor dos serviços, tal como em todas as atividades que desenvolvem.

Na atualidade, falar de sociedades familiares já não é sinónimo de negócios estagnados no tempo, ultrapassados e em decadência. Pelo contrário, as empresas familiares assumem-se como dos intervenientes mais ativos nos seus setores de atividade, sejam eles nas áreas mais ligadas à indústria e produção ou ao comércio e atividades de serviços mais ligadas ao conhecimento.

O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, efetuou um cruzamento entre cinco atividades mais expressivas das empresas familiares e o seu nº de trabalhadores. Em termos genéricos, com o incremento do nº de trabalhadores assiste-se a um comportamento idêntico, mas oposto, de dois agrupamentos de atividades das empresas:

  • Redução do nº de empresas dedicadas ao alojamento e restauração, atividades do conhecimento e do comércio;
  • Aumento das empresas que ligadas à indústria e à construção.

Esta concentração em determinadas atividades e a continuidade geracional refletem um contínuo investimento e crescimento dos negócios familiares, o que é essencial para as respetivas empresas, famílias, empregados se todo o meio envolvente onde se encontram inseridas.

António Marques Pinho e Manuel Soares Antunes começaram a trabalhar juntos em 1926, como empregados dos Armazéns da Capela ‘Pompadour’ e depois como sócios dos Armazéns do Norte, de onde saíram, em 1960, para se reunirem aos filhos Manuel Marques e Manuel Antunes e constituírem uma sociedade comercial. Nascia assim, na Rua das Carmelitas no Porto, a MARQUES SOARES: uma loja de 150 m2 e 10 funcionários para vender tecidos para vestuário, malhas e camisaria.

A experiência de mais de trinta anos dos sócios, a simpatia e o carinho que dedicavam aos seus clientes, transformou-os nos empresários que possuíam a melhor clientela do Porto, oferecendo sempre as últimas novidades e a melhor qualidade.

Desde a sua fundação que vendiam para todo o país, por meio de cartazes de tecidos e, em 1980, pelo envio a todos os clientes do primeiro catálogo ilustrado, contendo confeção de homem, senhora, criança e decoração.

Gerida atualmente por cinco membros da 3ª geração, a sociedade reúne mais de 14.000 m2 e 300 funcionários, divididos entre Porto, Braga, Aveiro, Santarém, Beja, Vila Real e Évora, continuando a enviar um catálogo a cores para os seus 70 000 clientes.

As vendas no site online representa cerca 6% das vendas, mas os investimentos na ordem de €200.000 elevam o objetivo para os 10% em 2019.

Temas para Reflexão:

  • Devemos manter a concentração nas atuais atividades ou diversificar para outras?
  • Para onde se estão a direcionar os nossos principais concorrentes?
  • Como podemos ser mais competitivos e fortes nas nossas áreas de atuação?

 

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