As PME necessitam de percecionar muito bem e distinguir a Propriedade da Gestão.
Esta foi uma das afirmações da fantástica palestra do Prof. Daniel Bessa, dedicada ao tema “A gestão das PME e o desempenho da Economia portuguesa”, no âmbito do seminário Reinventar a Gestão, que decorreu no salão Nobre da Câmara Municipal da Maia.
Esta frase ilustra muito bem um dos principais desafios das empresas familiares, para o qual o protocolo familiar pode ser considerado uma excelente vacina de prevenção.
Um outro ponto enfatizado, estava relacionado com a questão de quem é e como chegou à gestão.
Dos três empresários presentes na mesa redonda, dois fundaram as suas empresas já este século:
ou seja, são empresários numa aceção académica simples: pessoa que identifica uma oportunidade, coloca dinheiro e arrisca.
O outro lidera uma empresa com 75 anos:
- Filipe Azevedo, CEO da Lucios,
que “herdou” mas, contrariamente à tradição da maldição da 3ª geração que destrói, reinventou a empresa e elevou-a a um novo patamar de competitividade.
A abertura pelo Vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, enfatizou a nobreza de receber os empresários no salão mais emblemático da edilidade, que são quem tornou a Maia num dos principais concelhos exportadores do país.
Carlos Mendes, presidente da Associação Empresarial da Maia (AEM), também salientou a importância da capacitação dos empresários, num mundo em contínua e muito célere mudança.
Uma das vias de melhor adaptação das empresas e empresários passa pela partilha de conhecimentos e experiências por parte dos mesmos, e que será o foco das “Tertúlias Reinventar a Gestão“.
Esta dinâmica, apresentada pela Paula Rodrigues, de empresários para empresários, terá a 1ª ocorrência no próximo dia 4 de maio, na sede da AEM, e será dedicada ao tema “Capitalizar a Empresa”
(os interessados em participar deverão contactar a AEM em www.aem.pt, sendo que o número de participantes será reduzido).
Muito mais se partilhou e havia a dizer, conforme foi constatado e apreciado pela numerosa assistência.
Este seminário – uma promoção da efconsulting e da mistura singular, que contou com a organização da Associação Empresarial da Maia e da Câmara Municipal da Maia – pretende ser o ponto de partida para o lançamento desta filosofia de tertúlias, nomeadamente noutros locais do país em associação com outras entidades organizadoras e que reconheçam valor para os empresários locais.
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.