Desperdício 3: As Empresas Familiares deixam no País os Lucros nele Gerados
As empresas familiares encontram-se sediadas, maioritariamente, na área territorial de nascimento ou de implantação residencial da família que a constituiu.
Independentemente do crescimento e dispersão geográfica que ocorram ao longo da sua vida, é natural estas sociedades manterem a sua sede social na terra de origem o que, só por si, permite gerar proveitos financeiros para o município de inserção e, em especial, gerar emprego e riqueza nas proximidades.
O estudo “Edelman Trust Barometer 2017. Special Report: Family Business” desenvolvido pela Edelman, em 2017, efetuou uma análise que permitiu identificar os principais atributos nos quais as empresas familiares possuem uma excelente performance, quando comparada com as não familiares, a partir de uma comparação interessante: os clientes que sabiam que a sua aquisição tinha sido concretizada a uma empresa familiar dos que não conheciam esta sua particularidade.
Relativamente à variável “lucros da empresa” e ao contributo gerado por ficarem no próprio país (e terem reflexo na região), mais de um terço dos inquiridos desconhece esta valia.
Este desconhecimento contribui para a identificação de mais um desperdício por parte das empresas familiares, na medida em que podem tirar proveito desta valia e criarem laços de maior proximidade e ligação aos seus clientes.
A Delta Cafés está sediada em Campo Maior (Vila desde 1255 e portuguesa desde 1297, pelo tratado de Alcanizes), vila onde nasceu e vive a família Nabeiro.
O impacto deste grupo familiar nesta região é muito amplo, pois a maioria da mão de obra ativa trabalha para o mesmo e junta-se aos mais de 3.000 colaboradores. O grupo fatura mais de €340 milhões (20% são referentes a exportação), possui mais de 47.000 clientes diretos na Península Ibérica e assegura presença em 40 países. Os quase 10 milhões de cafés expresso delta consumidos diariamente, são reflexo de uma enorme cadeia de valor acrescentado a partir desta Vila raiana de Portalegre e, consequentemente, de valor gerado em todo o meio envolvente.
No contexto da pandemia provocada pelo covid-19, a Delta efetuou uma parceria com a start-up portuguesa Classihy, suportada numa nova plataforma de vales, com 50% de desconto para o consumidor, assegurado pela marca, com o objetivo de ajudar cafés, bares e restaurantes a ultrapassar este momento de crise e a colmatar as graves dificuldades financeiras.
Através da plataforma #VoltaremosPortugal, os consumidores podem comprar esses vales de consumo que poderão ser usados quando os estabelecimentos voltarem a abrir portas. O valor total dos mesmos será transferido para os estabelecimentos aderentes no prazo de 10 dias após a sua compra, ficando o consumidor com a possibilidade de usufruir do seu vale até um prazo máximo de 12 meses.
A plataforma disponibiliza dois tipos de vales no valor de €15 ou 30€, em que o consumidor paga apenas metade, a Delta Cafés suporta o restante valor e o estabelecimento recebe a totalidade do mesmo.
Para além de contribuir para a liquidez imediata do estabelecimento, a plataforma proporciona a possibilidade dos consumidores se manterem em contacto com os seus espaços de eleição e participarem num apoio para auxiliar a que estes estarão de portas a partir de 18 de maio.
Temas para Reflexão:
- Qual o valor que a nossa empresa gera no meio onde estamos inseridos?
- Essa valia é reconhecia pelos stakeholder próximos e, em especial, pelos nossos clientes?
- Como podemos incorporar este valor na nossa estratégia de comunicação?
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.