O propósito da Família Empresária® nas Empresas Familiares: Symington e Mars.

Um estudo da EY /Harvard Business Review salientou que mais de 90% dos executivos reconhecem a importância de as organizações terem um propósito “uma razão de ser que inspire e forneça um motivo para a ação da organização … e proporcione benefícios para a sociedade”.

A importância da existência de um propósito para a empresa familiar e os seus colaboradores têm sido relevado nos últimos anos.

Um estudo, em desenvolvimento, liderado por Kendall Cotton – professora de psicologia da Claremont Graduate University – está a analisar a natureza do propósito familiar em empresas familiares bem estabelecidas.

A principal hipótese a testar é se existência de um propósito familiar desempenha um papel consequente em ajudar as famílias a atingir os seus objetivos de negócios e em permitir que as empresas familiares sirvam o bem público.

O estudo empírico suporta-se em entrevistas a membros de várias gerações de cada família, tendo sido selecionadas famílias com escalões de muito alto rendimento e de classe média de vários países e numa definição para orientar a investigação dos pesquisadores: o propósito familiar é um objetivo de longo prazo que as famílias compartilham entre gerações e que se torna significativo para os membros mais jovens da família, à medida que formam seus próprios planos para realizar atos com consequências para o mundo além de si mesmos.

Esta definição proporciona cinco dimensões:

  1. A busca de um propósito coletivo e familiar representa uma intenção de longo prazo.
  2. Um propósito familiar é importante para os membros da família.
  3. O propósito de uma família reflete-se na história da família, nas atividades presentes e nos planos de futuro.
  4. Um propósito familiar é orientado para uma causa além da família.
  5. Um propósito familiar é compartilhado pela maioria dos membros da família alargada.

 

Kendall Cotton apresentou alguns dados preliminares num artigo (Family Purpose in Family Firms: What it looks like and why it’s important, 2022/03/16) que, além de suportarem o conceito de propósito familiar e de identificarem as várias formas que podem assumir, as entrevistas também sugeriram que:

  • as famílias com propósito comum têm uma forte motivação para permanecerem unidas;
  • as famílias com propósito tendem a ser particularmente próximas;
  • todas as famílias com propósito eram coesas, mas nem todas as famílias coesas demonstram propósito;
  • a coesão familiar parece ser um pré-requisito, mas insuficiente para o propósito familiar;
  • as famílias coesas acham mais fácil do que as desconectadas manter compromissos compartilhados.

 

Conclusão:

Desenvolver um propósito familiar provavelmente traz benefícios relevantes para a família, a empresa familiar e o público que a organização atende.

 

Symington. Uma família empresária® com propósito

“O nosso objetivo é que possamos legar uma empresa familiar mais forte e sustentável do que aquela que nos foi confiada.”

Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates (Carta do presidente, 1882. Para a próxima geração. Edição 1, 2020)

A Symington é uma família de origem britânica e portuguesa que vive e trabalha em Portugal desde o século XIX. O grupo familiar multi eracional – um dos maiores produtores de vinho do Porto premium, principal proprietário de vinhas no Alto Douro e um dos principais produtores de vinho de Portugal – incorpora 10 membros a trabalhar no negócio da família, é gerido pelas 4.ª e 5.ª gerações, está comprometido em produzir os melhores vinhos do Porto e em desenvolver as conquistas das gerações anteriores.

A família pensa a longo prazo, transmitindo os valores, conhecimento e experiência de geração em geração, trabalhando juntos num espírito de respeito mútuo, lealdade e compromisso.

A empresa reflete este propósito da família assumindo como:

  • Visão: Estamos empenhados em entregar à próxima geração uma empresa de vinhos familiar mais forte e sustentável do que a que nos foi entregue.
  • Missão: Produzir vinhos do Porto e vinhos excecionais que celebrem e preservem a singularidade de Portugal, contribuindo para um futuro mais positivo das regiões onde trabalhamos.

 

Para a próxima geração surge bem expresso que:

  • como empresa familiar pensa a longo prazo;
  • a capacidade de continuar a produzir vinho durante muitos anos depende de um clima estável e de um ecossistema saudável;
  • o futuro da empresa apoia-se na força e resiliência das comunidades locais, colaboradores e lavradores;
  • a crise ambiental exige aplicar aos desafios atuais o espírito criativo e pioneiro das gerações antecedentes;
  • se deve continuar a forçar os limites da produção vinícola sustentável, de modo a poder apoiar ativamente o ecossistema, a limitar as emissões de carbono e contribuir para as comunidades locais onde trabalham.

 

Neste contexto, assume objetivos em 3 grandes áreas:

1. RESPONDER AOS DESAFIOS PARTILHADOS

  • Caminhar para zero emissões de carbono
  • Adaptar às alterações climáticas
  • Promover e proteger a biodiversidade
  • Apoiar a regeneração dos ecossistemas locais

 

2. ESTAR NA DIANTEIRA DA INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL

  • Liderar nas melhores práticas sustentáveis de viticultura e enologia
  • Utilizar embalagens recicláveis e de baixo impacto
  • Minimizar o impacto de edifícios e adegas

 

3. O CUIDADO COM AS NOSSAS PESSOAS E COMUNIDADES LOCAIS

  • Ser um ótimo empregador
  • Criar oportunidades para a próxima geração
  • Advogar a segurança económica das comunidades onde trabalham

 

Como culminar e reforço do propósito da família empresária® salientam-se duas grandes iniciativas: ser uma B Corp e pertencer à Primum Familiae Vini (PFV).

Como uma empresa familiar com uma visão de longo prazo, e um profundo compromisso com a região e as suas comunidades, sempre deram prioridade às questões sociais e ambientais.

Este posicionamento permitiu alcançar o estatuto B Corp: empresas auditadas para os mais elevados padrões comprovados de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade legal no equilíbrio entre lucro e propósito.

A Symington Family Estates integra a Primum Familiae Vini (PFV), uma associação internacional que reúne algumas das famílias produtoras dos melhores vinhos de França, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha, as “Leading Wine Families“.

Criada em 1992, o acesso é apenas por convite e integra um máximo de 12 famílias altamente respeitadas que contribuem com gerações de experiência. Os membros da PFV visam defender e promover as tradições e valores das empresas de vinho de propriedade familiar, e garantir que tais ideais sobrevivam e prosperem para as gerações futuras.

(symington.com, consultada em 2022/03/01)

Propósito da Mars

O consumidor é nosso chefe.

Devemos recordar que não podemos influenciar milhões de escolhas de consumidores até que tenhamos convencido o primeiro, depois um segundo e um terceiro consumidor a comprar a nossa marca.

Cada venda individual deve ser considerada a nossa venda mais importante.

Se esquecermos isso, arriscámos descansar sob o nosso passado e ignorar o nosso futuro.

Dependemos totalmente dos nossos consumidores para construir o nosso futuro, e devemos buscar incansavelmente entender as suas necessidades. Ao fazer isso, criaremos relacionamentos duradouros com eles, por produtos e marcas que trazem alegria hoje e também podem se adaptar no futuro às mudanças de culturas e estilos de vida.

(https://www.mars.com/about/five-principles, consultada em 2022/03/01

“Propósito sem desempenho não é possível, e desempenho sem propósito não tem sentido.”

Andy Pharoah, Vice President of Corporate Affairs and Sustainability

(https://www.forbes.com/sites/jefffromm/2019/03/12/the-purpose-series-mars-focuses-on-driving-purpose/?, 2019/03/12)

Tags: , , , , , , , ,