Museu do Douro recebe o Roadmap das Empresas Familiares

As empresas familiares possuem um forte impacto na economia de uma localidade e, consequentemente, nacional e internacional, potenciando ainda a fixação das pessoas em zonas geográficas menos atrativas.

Com o objetivo de conhecer as particularidades destas empresas, realiza-se o Workshop Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade, no Peso da Régua, no próximo dia 02 de junho, pelas 14h35, nas instalações da Museu do Douro (Rua Marquês de Pombal), com a colaboração da Confraria dos Vinhos do Douro.

Neste evento será apresentado o projeto Roadmap para as Empresas Familiares Portuguesas (roadmapef.ics.uminho.pt) e dinamizada uma mesa redonda com empresários familiares locais.

Programa do Workshop

14:35 – Receção e entrega documentação
14:45 – Abertura – João Azeredo, Confraria dos Vinhos do Douro, Mestre Procurador
14:40 – O projeto e seus objetivos – Ana Paula Marques, Universidade do Minho, Professora
15:00 – Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade – António Nogueira da Costa, efconsulting, CEO
10:30 – Mesa redonda e debate

  • Francisco Spratley Ferreira – Quinta do Vallado, Administrador
  • Pedro Pintão Manoel D. Poças Júnior, Vinhos SA, Diretor Comercial
  • João Azerero Soares – Confraria dos Vinhos do Douro, Mestre Procurador
  • António Nogueira da Costa – efconsulting, CEO

16:20 – Sessão de encerramento
16:30 – Porto de Honra

A participação é gratuita mas limitada, requerendo inscrição aqui 

O Projeto

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) – Polo da Universidade do Minho está a mapear as empresas familiares do Norte do país, com o objetivo de as conhecer e avaliar o seu impacto na economia local, nacional e internacional. O projeto “Roadmap para as empresas familiares portuguesas” conta com a parceria da Associação Empresarial de Portugal (AEP), tendo o apoio do programa Norte 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este projeto visa a criação de uma base de dados que permita especificar quantas Pequenas e Médias Empresas (PME), micro ou grandes empresas são familiares e, assim, conhecer melhor o seu contributo para os mercados nacional e internacional. O mapeamento exaustivo desta realidade permitirá destacar o papel das empresas familiares na sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades locais, auxiliando os atores políticos na tomada de decisões relevantes no domínio económico e social.

No quadro das ações previstas neste projeto, encontra-se a organização de um Ciclo de workshops para as empresas familiares da região Norte, distribuída pelas 8 NUT’s, ao longo dos meses de maio a junho, e subordinada a temáticas de interesse estratégico para todas as empresas familiares.

Tags: , , , , , , , ,