Família e Empresa, Trabalho e Salário, Empreender e Inovar …, e muitas outras palavras podem ser conjugadas para ilustrar a realidade de uma família e do seu negócio ou empresa familiar.
A revista Lyfestyle, Observador, nº 14 de 2021, apresenta o artigo “Meireles. 90 anos de fogo que arde sem se ver“, de Joana Vilela, que ilustra diversos aspetos da vida da família empresária® Meireles e da sua empresa familiar (Meireles) que são típicos e identificáveis na grande maioria destas fantásticas empresas.
Apresentados na 1ª pessoa, por Bernardino Meireles da 3ª geração da família, destacam-se alguns desses elementos (que devem ser analisados nos respetivos contextos temporais):
- “Na empresa, em vez do nome, assinava ‘Pai’…“
- “Cuidava da família toda, que também dependia dele a 100%“
- “… não havia salários“
- “A vida foi muito dura desde muito cedo, mas a prosperidade alcançada acabou por nos beneficia a todos“
- “Muito do trabalho era levado para casa. A seguir ao jantar, a ver televisão, a minha mãe, tias e avó montavam resistências para as placas elétricas“
- “Todos se habituaram a colaborar na fábrica desde miúdos … desde cedo, o bichinho da empresa fosse penetrando em todas as gerações“
Na atualidade, a sociedade é gerida por membros da 3ª e 4ª quarta gerações, existindo um “pacto familiar” que obriga a que a empresa se mantenha nas mãos de descendentes diretos.
Não existindo dúvidas quanto à importância económica e social das empresas familiares, temática que começou a ser alvo de estudo pela academia nas últimas décadas do Séc. XX, o mesmo relevo deve ser prestado à família empresária®.
Na sua essência, a família é a génese e o grande suporte à sua continuidade dos negócios familiares que, iniciando-se pelo espírito empreendedor de uma pessoa ou mesmo da própria família, pode começar a uma escala micro e, se desejável, transformar-se em grande agente local, regional ou global.
Esta interligação empresa-família e a vontade de continuidade geracional da empresa sob o controlo da família está na base da conceção e no propósito da pós-graduação em Direito da Família Empresária, ministrada na Universidade Católica do Porto, cuja 3ª edição está agendada para setembro e possui o carácter inovador:
- de agregar de forma holística as realidades das empresas familiares, das famílias que as controlam e da envolvente jurídica de suporte;
- por se destinar a qualquer pessoa envolvida com as empresas familiares ou membro de uma família empresária, não requerendo nenhum grau de licenciatura prévia;
- por abordar temáticas de forma transversal temas de gestão, de fiscalidade, de direito e de gestão de conflitos numa linguagem adequada ao perfil dos participantes;
- de ser muito prática ao ilustrar as matérias com casos reais;
- de levar ao desenvolvimento de um trabalho em grupo para encontrar soluções para um caso específico desenvolvido e registado para utilização neste curso;
- de privilegiar a interação contínua entre os participantes e entre estes e os docentes.
No âmbito do lançamento desta pós-graduação vai efetuar-se uma aula aberta , via zoom, no próximo dia 6 de julho, às 14:00, tendo como oradora Jacqueline Hoogerbrugger, Administradora Não Executiva na BA Glass Portugal, (controlada pelas famílias e Silva Domingues e Moreira da Silva), na Jumbo Netherlands (fundada em 1921 pela família van Eerd) e na Broadview Holding B.V. Netherlands
Para participar (grátis) inscrever aqui
CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.