IV Fórum das Empresas Familiares

Inteligência Artificial: Impacto nas Empresas Familiares e nas Famílias Empresárias®

Data: 30 de outubro de 2024

Local: Salão Nobre Paços do Concelho da Câmara Municipal da Maia

Organização: efconsulting® e Câmara Municipal da Maia

Programa:

08:30 – Registo e café de boas-vindas

09:00 – Sessão de Abertura

 

09:20 – Introdução

 

09:30 – Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios para as Empresas Familiares

  • O essencial da IA Generativa, Filipe Miranda, adidas, Senior Data Engineer
  • Empresas Familiares e a Era da IA: Oportunidades e Experiências, Américo Azevedo, FEUP, Professor e INESC TEC (coordenador TEC4Industry)
  • A IA no Marketing, Pedro Aguiar, coordenador da PG IA no Marketing, IPAM, CEO Ahptus

 

10:15 – Mesa Redonda com os Oradores

 

10:45 – Coffee-break e network

 

11:00 – IA: Oportunidades e Desafios para as Famílias Empresárias®

 

11:30 – Mesa Redonda de Empresários e Oradores

 

12:45 – Encerramento

 

Participação gratuita, sujeita a inscrição aqui (nº limitado de lugares)

CONTEXTO DO TEMA

Inteligência Artificial: Impacto nas Empresas Familiares e nas Famílias Empresárias®

A inteligência artificial (IA) não é uma ficção, não é uma moda, não se limita aos campus académicos, entranhou-se nas empresas, nos lares, nos telemóveis e está para perdurar.

Até 2030, cerca de 27% das horas trabalhadas atualmente na Europa, e 30% das trabalhadas nos Estados Unidos, poderiam ser automatizadas, com suporte na IA generativa.

Para alcançar este objetivo, as empresas devem:

  • Entender o potencial: os líderes necessitam de compreender o potencial destas tecnologias, incluindo nomeadamente como a IA pode aumentar e automatizar o trabalho.
  • Planear uma mudança estratégica na força de trabalho: após percecionar o potencial das tecnologias de automação, os líderes precisam planear a mudança da empresa para a era da automação e da IA.
  • Dar prioridade ao desenvolvimento de pessoas: para assegurar que o talento certo está disponível para sustentar a estratégia da empresa durante todas as fases de transformação, os líderes devem considerar o reforço das suas capacidades para identificar, atrair e recrutar futuros líderes de IA num mercado restrito.
  • Obter educação executiva em tecnologias de automação: os líderes também precisam de empreender a sua própria jornada educativa em TIs para maximizar as suas contribuições para as suas empresas durante a transformação que se aproxima.

(fonte: A new future of work: The race to deploy AI and raise skills in Europe and beyond, Mckinsey, maio de 2024)

O PIB português pode incrementar entre 18 e 22 mil milhões de euros por ano, daqui a 10 anos e se a adoção generalizada da IA generativa se concretizar, segundo o estudo “The economic opportunity of generative AI in Portugal”, de outubro de 2024, desenvolvido pelo Implement Consulting Group. Prevê-se que os ganhos provenham:

  • do aumento da produtividade de quem trabalha com a IA;
  • do tempo libertado quando a IA automatizar o trabalho;
  • da reorientação e reutilização do tem libertado para outras atividades geradoras de valor.

Ao nível dos empregos estima-se que a IA tenha os seguintes impactos:

  • 60% deverão funcionar em combinação com a IA
  • 34% não serão afetados pela IA
  • 6% deverão ser substituídos pela IA

Espera-se que sejam criados postos de trabalho que ultrapassem os perdidos, no entanto, vão ser necessárias adquirir novas competências para tirar o proveito adequado da IA generativa.

É ainda salientado que Portugal possui dificuldades em se afirmar como inovador no campo das aplicações de IA especializadas, no entanto, está bem posicionado para a sua utilização generalizada.

CONTEXTO DO FÓRUM DAS EMPRESAS FAMILIARES

O Fórum das Empresas Familiares é uma iniciativa que agrega a abordagem de assuntos associados ao mundo das empresas familiares e das famílias que as controlam, num formato de intervenções de especialistas e de mesas redondas de empresários.

Esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Maia e a efconsulting®, teve a sua génese em 2011, focando-se nas temáticas de “Envolventes turbulentos e a Empresa Familiar” e “Instrumentos de suporte à Empresa Familiar” e o lançamento do livro “50 Perguntas Essenciais Sobre Empresas Familiares”.

As 2ª e 3ª edições, em 2015 e 2019, focaram, respetivamente, a temática “A Sucessão na Liderança da Empresa Familiar”, que contou com o contributo do Prof. Miguel Ángel Gallo, um dos maiores especialistas europeus na área, e no “Contributo das Famílias Empresárias para a Competitividade da Economiae “A Diversidade de Género: Gerar Valor no Trabalho em Equipa”, contando este último tema com um original dueto dos irmãos Rita e António Lobo Xavier.

A Maia é um território aberto à inovação inteligente e o 5.º maior exportador de Portugal (1,9 mil milhões de euros em 2023). Estes números são alimentados pela aposta em infraestruturas, incluindo 14 áreas de acolhimento empresarial e a maior zona industrial do país, e pelas 17.833 empresas que escolheram a Maia para criar valor e mais de 71.265 postos de trabalho.

A Maia é o 7.º município nacional com maior número de grandes empresas (34) e uma casa para marcas como a SONAE, Bial, Castelbel, Cerealis, Critical Manufacturing, HeiQ AeoniQ, Infineon, Nonius, Porto Editora, Prozis, Tintas 2000 ou Público, sendo a grande maioria delas grupos de génese familiar.

A efconsulting®, empresa também sedeada na Maia, desde 2004 que se dedica ao estudo, formação, publicações e consultadoria às empresas familiares e famílias empresárias®.

Alguns dados sobre o surgimento da IA

O conceito e estudo da inteligência artificial (IA) remonta a 1956, quando McCarthy (Dartmouth College), Minsky (Harvard University), Rochester (IBM) e Shannon (Bell) lançaram um convite para que 10 homens efetuassem um estudo sobre a inteligência artificial, nesse verão, durante 2 meses no Dartmouth College (ver Inteligência Artificial ou Inteligência Não Cerebral®)

Em 1994, surge um conceito de inteligência, numa declaração pública no Wall Street Journal, por parte de um grupo de investigadores como “uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planear, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.”

A 30 de novembro de 2022, é lançado o chatGPT pela open AI, de Sam Altman, que, a uma velocidade estonteante, “vulgarizou” o termo e a utilização de ferramentas de IA. Este chatbot tornou-se na ferramenta online mais rapidamente adotada até então: mais de 1 milhão de utilizadores em 5 dias.

O estudo “The economic opportunity of generative AI in Portugal”, de outubro de 2024, desenvolvido pelo Implement Consulting Group, em parceria com a Google, refere que apenas 8% de todas as empresas em Portugal usaram soluções em IA em 2023, um número que apesar de baixo segue em linha com a média dos outros países europeus, como destacou ao Negócios Bernardo Correia, diretor-geral da Google Portugal.

No caso concreto do mercado nacional, a média também acaba por ser impactada pelo elevado peso de pequenas e médias empresas (PME), isto porque a grande fatia de utilização de IA é concretizada pelas grandes empresas. Enquanto 35% das grandes empresas portuguesas adotaram a IA no ano passado, apenas 7% das PME o fizeram no mesmo período.

(ver https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/em-10-anos-ia-pode-aumentar-pib-de-portugal-em-22-mil-milhoes)

efconsulting® , famílias empresárias®  e Inteligência Não Cerebral® são marcas registadas detidas pela emfaconsulting – consultoria a empresa familiar, lda.

 

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